Projeto artístico de intervenção pública

3ª edição - 23 a 28 de Julho 2012

TROCA-SE POR ARTE

Troca-se por arte é um projecto de divulgação da cidade e dos nossos artistas, em colaboração com os proprietários das lojas de comércio tradicional da cidade invicta. O objetivo é mostrar alguns artistas que consideramos promissores e talentosos e durante uma semana deslocá-los do circuito regular da arte. Durante esse Período as montras das lojas transformam-se em galeria aberta. Esta acção não tem fins lucrativos e só vem tentar dinamizar o comércio e fazer com que o público se atente mais com a arte, a arquitectura, e com a noção de cidade viva.

-

Troca-se por Arte is a project to make the town and our artists known to the public, in cooperation with traditional trade shop owners in the town. The aim is to show some of the artists we consider promising and talented and, for une week, move them from the regular art circuit. During that period of time the windowshops become an open gallery. This is a non-profit event and its only purpose is to try to bring some dynamics to commerce and draw people's attention to art, architecture, and to the idea of a lively town.

-

Troca-se por Arte est un projet de divulgation de la ville et de nos artistes, en collaboration avec les propriétaires des vitrines des commerces tradicionaux de la ville de Porto. L'objectif est de montrer certains artistes que nous considérons prometteurs et talentueux, et, durant une semaine les déplacer du circuit régulier du marché de l'art. Durant cette période les vitrines des boutiques se transformeront en gallerie ouverte. Cette action sans but lucratif, vise dynamiser le commerce et capter l'attention du public sur l'art et l'architecture, soulignant la notion de ville vivante.


30.4.11

André Cepeda / nº70 Cândido dos Reis



Nasci em Coimbra em 1976. Actualmente vivo e trabalho no Porto.
Fui colaborador dos Encontros de Fotografia de Coimbra (1991-1994), frequentei o curso de fotografia da École des Art d’Ixelles de Bruxelas (1995-1996), trabalhei como técnico de laboratório no departamento de digitalização do arquivo fotográfico do Centro Português de Fotografia, Porto (1997-1999), fiz um estágio com Guilhaume Geneste, “La chambre Noire”, Paris, (1998) de técnicas de impressão. Fui também responsável pelo tratamento e digitalização das imagens do projecto www.anamnese.pt (2003-2006), Porto. Neste momento tenho um estúdio de fotografia no Porto, o Blues Photography Studio que se dedica à digitalização e impressão de fotografia para edição e exposição.

Comecei a expor regularmente desde 1999, ano em que tive uma bolsa para realizar a residência de artista no Espace Photographique Contretype de Bruxelas. Foi editado um livro com este projecto em 2005, na inauguração da exposição individual no mesmo espaço. Em 2001 recebi duas relevantes encomendas: a primeira no âmbito da programação do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, pelo Centro Português de Fotografia/MC, e uma segunda para os Encontros de Imagem, pelo Museu da Imagem de Braga. Fui bolseiro do Centro Nacional de Cultura em 2002, e em 2003, volto a fazer uma residência de artista, em Viseu, na António Henriques Galeria de Arte Contemporânea, que durou 6 semanas por um periodo de 5 mêses e deu origem a uma exposição individual e catálogo. Em 2006 recebi 2 encomendas, uma da RAR- Holding, com um projecto intitulado “Um olhar sobre a RAR”, comissariado pelo Miguel von Hafe Pérez, e outro da Reitoria da Universidade do Porto, para a exposição “Depósito, Anotações sobre Densidade e Conhecimento”, comissariada pelo Paulo Cunha e Silva. Em 2007 fui seleccionado para o Prémio EDP – Novos Artistas, e desenvolvi um projecto comissariado pelo Sérgio Mah, para o Instituto de Emprego e Formação Profissional, que teve uma exposição na no Edificio da Alfândega no Porto com catálogo. Em 2008, após ter exposto na Faulconer Gallery em Iowa, USA, desenvolvi um projecto ao longo do Rio Mississippi, que foi editado pela Chromma e apresentado na Galeria Pedro Cera em Lisboa em 2009. A comissária espanhola Virginia Torrente convidou-me a participar na exposição Paraísos Indómitos no Marco - Museu de Arte Contemporânea de Vigo, Espanha em 2008. De 2006 a 2009 desenvolvi um projecto intitulado “Ontem”, apoiado pela Fundação Ilídio Pinho, que teve a sua primeira apresentação na ZDB em 2008 em Lisboa e que vai ser editado por Le Caillou Blue Editions de Bruxelas com 2 exposições, no Espace Photographique Contretype, Bruxelas e Galeria Pedro Oliveira, no Porto. Em 2010 foi nomeado para o Prémio  BESPhoto, e desenvolveu 2 grandes projectos de encomenda, para a Trienal de Arquitectura de Lisboa e Fundação Champalimaud. Participou ainda em 2 grandes exposições internacionais, Impresiones Y comentários - Fotografia Contemporánea Portuguesa, na Fundació Foto Colectania, Barcelona, Spain comissariada pelo João Fernandes e na Mostra de Video Arte e fotografia Portuguesa no Centro de Artes Helio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil.
Em 2011 foi shortlist do prémio internacional Paul Huf Award, Foam Fotografiemuseum Amsterdam e tem neste momento uma exposição individual no CAV – Centro de Artes Visuais em Coimbra.

Tenho as minhas obra representada nas seguintes colecções: Espace Photographique Contretype, Bruxelas; Instituto Camões, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lisboa; Colecção Nacional de Fotografia, Ministério da Cultura, Porto; Encontros de Fotografia de Coimbra, Coimbra; Museu da Imagem/Encontros de Imagem, Braga; Culturgest - Caixa Geral de Depósitos, Lisboa; PLMJ Sociedade de Advogados, Lisboa, Banco Espírito Santo, Lisboa; Fundação Ilídio Pinho, Porto; Grupo Amorim, Faulconer Gallery, Grinnel, Iowa, USA, RAR-Holding, Porto; Museu do Caramulo, Caramulo; Câmara Municipal de Chaves, Chaves.

Sem comentários:

Enviar um comentário